➝ 4 Dinâmicas Para Vendedores: Como Motivar Sua Equipe De Vendas

Tempo de leitura: 12 minutos

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Como Elaborar Dinâmicas de Vendas

Se você quer aprender a elaborar​ dinâmicas para vendedores​ e assim melhorar o atendimento do seu varejo e o seu ambiente de trabalho, aprenda agora neste artigo.

Para isso, selecionei​ algumas dicas de dinâmicas que podem ser úteis para a realidade do varejo​, pois sabemos que esse trabalho exige muito esforço na hora de lidar com pessoas.

Nesse artigo você vai conhecer os ótimos benefícios da realização de dinâmicas de vendas para o dia a dia da sua loja, quais são as vantagens para os seus vendedores e como isso pode capacitar o comportamento deles para diversas situações.

● Porque realizar dinâmicas?

● Quais as vantagens para os vendedores?

● Dinâmica 1: Não seja induzido ao erro.

● Dinâmica 2: Tenha coragem.

● Dinâmica 3: Não vá cair!

● Dinâmica 4: Quem é o mestre?

● Conclusão

 

Por que realizar dinâmicas entre os funcionários, ajudaria a melhorar o meu negócio?

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As dinâmicas são ótimas oportunidades para colocar toda a equipe do sua loja alinhada.

Nesse momento é possível trabalhar os valores do seu negócio entre os funcionários e dessa forma, reforçar como os objetivos serão alcançados no mercado.

Sem ter essas idéias bem estabelecidas, sua loja corre o perigo de trabalhar sem uma meta clara e perde a perspectiva de observar oportunidades de melhorar os serviços prestados.

As ações práticas das dinâmicas servirão para internalizar práticas e condutas que funcionarão como guias para o comportamento no dia a dia.

Apresentar de uma maneira simples e natural o que é importante para os seus funcionários, vai ajudar a melhorar o trabalho em equipe como um todo.

Nesse caso a comunicação interna terá menos problemas, o que aprimora a colaboração e transparência entre os envolvidos.

As dinâmicas devem ser aplicadas com um objetivo claro em mente.

Lembre-se que você estará gastando tempo e dinheiro para aplicá-las, e portanto devemos ter em mente qual será o retorno desejado, já que muitas vezes é um resultado subjetivo.

O reflexo do trabalho será apreciado nos relacionamentos interpessoais durante a rotina de trabalho.

Como uma dinâmica em grupo pode capacitar um profissional de vendas?

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Quando um vendedor tem a clara noção dos valores a serem perseguidos pela empresa e age de acordo com eles, ele se sente importante.

Ele acolhe para si as metas e os valores como sendo suas próprias motivações.

E alguém que se sente assim está dando o seu melhor no trabalho a que foi confiado.

Com uma dinâmica em grupo é possível resgatar esse sentimento de pertencimento e propósito que muitas vezes as pessoas perdem.

E quem é que não está procurando por um propósito, não é mesmo?

A motivação do funcionário é determinante para a qualidade dos serviços oferecidos e para a manutenção de um ambiente saudável, afinal um funcionário desmotivado pode estar mais disposto a deixar o emprego e além disso ainda pode desmotivar outros colegas de trabalho.

Os problemas da falta de motivação refletem diretamente nos serviços oferecidos para os clientes.

Uma vez que eles forem mal atendidos os valores deles sobre seus serviços serão baixos.

O retorno sobre o investimento em uma dinâmica pode refletir diretamente na experiência dos seus clientes quando procuram seus serviços no varejo.

Então vamos logo acabar com esses problemas e conhecer algumas táticas para aplicar dinâmicas para os vendedores da sua loja:

1 – Não seja induzido ao erro: A dinâmica da guerra das bexigas.

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O objetivo dessa atividade é reforçar o pensamento crítico dos seus vendedores e fazê-los perceber que o caminho natural muitas vezes não é o correto.

Um dos erros mais conhecidos dos vendedores é ser passivo e esperar que algum comprador apareça, mas sabemos que o sucesso de uma loja também depende da experiência que ela oferece aos clientes.

Se os compradores ficarem felizes e encantados isso irá atrair mais clientes e consequentemente mais vendas para os vendedores e recursos para o seu varejo.

Para trabalhar essa filosofia um balão de borracha, essas bexigas de festas infantis, será dado para cada um dos participantes. Logo em seguida será pedido para que encham os balões de ar até que fiquem bem grandes.

Agora peça encarecidamente para que cada um zele pelo seu balão a todo custo. Isso já deve começar a criar uma expectativa grande nos participantes.

Maliciosamente, entregue um palito de dente para cada um deles para deixar a situação mais interessante e reforce que eles devem proteger o balão a todo custo!

Você pode pedir para que cada um encoste o palito nos próprios balões, sem estourar, só para deixar o clima mais tenso.

Depois disso você anuncia que aquele que conseguir manter o próprio balão intacto ao fim da dinâmica será declarado o vencedor.

Um prêmio simbólico como uma caixa de chocolates pode ser oferecido.

Você pode ficar em silêncio ou apresentar uma contagem regressiva.

Em ambos os casos as pessoas começam a estourar os balões umas das outras com medo de ter o seu estourado, mesmo sem você ter dado nenhuma instrução nesse sentido. Isso acontece até não sobrar nenhum.

Depois que todos ficarem cansados de tentar defender e estourar os balões, pergunte o motivo deles estourarem os balões dos colegas, já que você não pediu nada nesse sentido.

Aproveite para discutir com os vendedores sobre os problemas de ser induzido ao erro, e que muitas vezes o ambiente nos coloca uns contra os outros, mas nem sempre somos obrigados a nos enfrentar.

2 – Tenha coragem: A dinâmica da caixa dos desafios.

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Essa dinâmica simples coloca à prova a coragem dos participantes em aceitar um desafio e encarar possibilidade das consequências do erro.

Ela vai incentivar os vendedores a serem proativos e a exercitar a confiança em si mesmo.

Uma oportunidade de venda pode parecer impossível de ser concretizada, mas com a autoconfiança necessária os riscos serão encarados com naturalidade.

Antes de começar a dinâmica você vai precisar de uma caixa, do tamanho de uma caixa de sapatos. O importante é que não seja possível ver a superfície nem dentro dela, então a embrulhe com algum papel pardo. No interior da caixa serão colocadas as instruções para o desafio.

Divida as pessoas em dois grupos iguais.

Posicione-as em um círculo de modo que os integrantes do mesmo grupo nunca fiquem ao lado um dos outros, ou seja, de modo alternado.

Depois disso entregue a caixa para qualquer pessoa da roda.

Está na hora de construir um pouco de tensão e deixar as coisas divertidas!

Explique para eles que dentro da caixa existe uma instrução para um grande desafio para ser realizado. Diga que uma música irá tocar e enquanto isso as pessoas devem passar a caixa para o colega ao lado.

Quando a música terminar, ou você desligá-la, quem estiver segurando a caixa deverá cumprir o grande desafio. Se ela falhar precisará pagar um mico, será desqualificada da dinâmica e o grupo perde 4 pontos.

Se cumprir o desafio, não precisa pagar o mico e ainda garante 3 pontinhos para o grupo.

Perceba que há menos pontos em jogo para quem cumprir o objetivo, isso é intencional para que não tenham segurança na hora de tomar a decisão.

Depois que todos entenderem as regras ligue a música.

Quando ela parar, um dos participantes estará segurando a caixa nas mãos. Nesse momento adicione mais algumas regras de última hora: Além de poder cumprir o desafio ela mesma, ela pode passar a caixa para outro integrante do próprio grupo ou para um integrante do grupo adversário.

O único impedimento é que não pode devolver a caixa para quem entregou.

Se começar a demorar muito para alguém decidir realizar o desafio, diga que a caixa só poderá ser repassada mais 3 vezes.

Isso vai obrigar alguém a realizar o desafio. Assim que ela rasgar o embrulho da caixa ela vai descobrir que se trata de uma caixa de chocolate e o desafio é comer tudo o que puder!

O objetivo dessa brincadeira é bem clara.

Precisamos de pessoas com pró-atividade que resolvam os problemas de uma vez, e a “batata-quente” só vai servir pra queimar a mão de muita gente e atrasar os trabalhos de todos.

Além do mais, um problema pode se revelar como uma oportunidade recompensadora se tivermos a coragem necessária para enfrenta-lo.

3 – Não vá cair! A dinâmica do apoio mútuo.

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Essa é a mais simples das dinâmicas e é possível aplicá-la em um número menor de pessoas, mas nem por isso é menos importante.

Nela vamos trabalhar a importância da confiança que temos uns nos outros e como buscar o apoio dos colegas para realizar um objetivo em comum.

Primeiramente você precisa separar os participantes em duplas e então coloque-os um de costas para o outro, de modo que os ombros fiquem colados.

O desafio proposto é pedir para que eles se abaixem até o chão com as costas coladas. Alguns vão conseguir, outros vão cair à medida que se aproximam do chão.

O importante são as risadas e quebrar o gelo. Descontrair o ambiente com uma atividade leve e simples e ainda servir como uma introdução para falar com os funcionários sobre os propósitos do seu varejo e sua utilidade.

É uma ótima dinâmica para estabelecer uma ponte para tratar de assuntos mais burocráticos como os valores do seu varejo e os objetivos planejados no mercado.

Isso pode ser facilmente alcançado através de uma discussão sobre como o equilíbrio só é atingido se todos fizerem a sua parte.

4 – Quem eles estão seguindo? A dinâmica do líder oculto.

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Um bom líder conhece a sua equipe e é capaz de alinhar os objetivos a serem alcançados com as qualidades e individualidades das pessoas.

Essa é uma qualidade que nem todos têm, mas com o incentivo certo, pode ser exercitada ou até mesmo despertada.

Com um pouco de sorte podemos descobrir algum líder dentro da equipe.

Para essa dinâmica reúna todos em um círculo e peça para que eles definam um “adivinhador”. Ele será responsável por tentar descobrir o líder escolhido pelo restante do grupo.

Depois que o adivinhador sair para algum lugar isolado, as pessoas restantes irão definir um líder que vai chefiar uma série de movimentos ou mímicas. Todo movimento que o líder fizer deverá ser imitado pelos outros.

O adivinhador tem 2 chances para descobrir quem é o mestre e se errar ele volta para o lugar isolado; caso acerte, o líder vira o adivinho.

A partir dessa dinâmica podemos refletir sobre a importância que um bom líder tem no sucesso do grupo.

Por exemplo, um líder que se mostra demais não é bem sucedido, pois aparenta estar mais preocupado com si próprio do que com a equipe.

Por outro lado, quem define o líder é a própria equipe e isso significa que eles mesmos são os responsáveis e diretamente afetados pela fluidez do trabalho em conjunto.

Conclusão

As dinâmicas são ótimas ferramentas para integrar os funcionários dentro das estratégias do seu varejo e alinhá-los com o posicionamento da sua marca.

Elas têm o poder de trazer à tona o melhor de cada um dos seus colaboradores e os encoraja a pensar fora da caixa e a resolver problemas com mais criatividade.

Outro benefício imediato e atraente é a dose extra de motivação, pois atividades como essas mostram para os vendedores que eles são importantes para o seu empreendimento, além de dar uma quebrada na rotina diária e muitas vezes desgastantes.

Lembre-se que é importante ter a sensibilidade certa para aplicar as dinâmicas para os vendedores.

Não é interessante aplicá-las num momento onde todos estão perseguindo metas de vendas, por exemplo.

Deixe tudo para quando for prevista alguma ação específica ou quando as atividades estiverem mais calmas, do contrário os funcionários podem ficar impacientes.

Não se esqueça que esse é um momento que pode ser aproveitado para avaliar o comportamento dos seus funcionários, portanto convidá-los num momento de estresse pode levar você a realizar um julgamento precipitado.

Sim, é possível motivar os vendedores com dinâmica de grupo e os resultados serão apreciados em todo o ambiente do seu varejo!

Coloque  em prática estas 4 dinâmicas de vendas e depois compartilhe comigo os resultados que você alcançou com sua equipe!

Boa Vendas!