5 RAZÕES QUE COMPROVAM A EFICÁCIA DAS METAS

Tempo de leitura: 9 minutos

eficacia-das-metas-03

Por que traçar metas é tão crucial na conquista do sucesso? Como comprovar a eficácia das metas?

Nesse artigo você descobrirá a importância de estabelecer metas.

Como podemos preparar os nossos colaboradores para alcançar metas?

“Aquilo que era impossível fazer.

Alguém disse que fazer aquilo era impossível, mas que não diria isso antes de tentar.

Então,ele se lançou à tarefa com um esboço de sorriso no rosto, se estava preocupado, não demonstrou.

Começou a cantar, enquanto trabalhava naquilo que era impossível fazer, e fez.

Alguém zombou: ” Você não conseguirá fazer isso: pelo menos ninguém nunca fez.”

Ele, porém, arregaçou as mangas e, num piscar de olhos, lançou-se à tarefa.

De queixo erguido e com um pequeno sorriso, sem duvidar ou vacilar;

Ele começou a cantar, enquanto trabalhava naquilo que era impossível fazer , e fez.

Milhares de pessoas dirão a você que fazer aquilo é impossível, milhares profetizarão seu fracasso.

Milhares lhe apontarão, um por um, todos os perigos á espreita.

Mas se você arregaçar as mangas e com um pequeno sorriso lançar-se à tarefa, se começar a cantar, enquanto trabalha naquilo que é impossível fazer, você fará.”

Edgard A. Guest

Metas são incentivos para manter a motivação

eficacia-das-metas-01

Metas proporcionam visão de longo prazo e também motivação de curto prazo.

Elas mantém os colaboradores focados e tornam mais fácil para você , líder, e sua equipe organizar o tempo e os recursos necessários para aproveitar as oportunidades.

Pessoas que tem metas claras são bem sucedidas porque sabem para onde estão indo.

Quando você estabelece metas, determina uma estratégia para alcançá-las e concorda quanto aos pontos de controle ao longo do caminho, acaba por fixar padrões para a medição da competência e para a eficácia das metas.

As metas são padrões de avaliação de desempenho.

Para muitos, o saber e o crescimento resultante do esforço adicional de cumprir as metas são gratificantes.

Se tem uma coisa que eu aprendi, é que todas as pessoas querem ser reconhecidas. Isso se aplica a gerentes, colaboradores, pais e filhos. É uma necessidade sempre presente na nossa vida.

A realidade é que precisamos nos sentir motivados.

Quando traçamos metas para os nossos colaboradores, eles trabalham todo dia por uma missão que é alcançar as metas estabelecidas pela empresa.

Sua autoconfiança cresce quando reconhecem a própria capacidade de assumir o controle da situação e de ser recompensado a cada realização alcançada.

O poder da elaboração de metas

eficácia-das-metas-02

1- Permite acompanhamento de longo e curto prazo;

2- Estabelece pontos entre o que a empresa espera do colaborador;

3- Permite que a empresa faça planejamentos futuros;

4- Motiva à ação.

Por que as metas funcionam?

As metas funcionam de forma variada.

Antes de fixar metas é necessário identificar se algum colaborador é resistente e ajudá-lo entender os motivos e a necessidade de executarmos as metas.

Alguns colaboradores não tem visão do futuro e não sabem o que querem e muitos tem medo de não alcançar, conforme já foi falado no artigo anterior.

Alguns colaboradores não conseguem entender que trabalhar com metas, objetivos para o futuro, pode transformá-los profissionalmente.

“Uma das grandes descobertas que um homem faz, uma de suas maiores surpresas, é constatar que pode fazer o que temia não ser capaz”.

Henry Ford

“O homem é um animal que procura metas. Sua vida só tem significado se ele estiver se expandindo e lutando por eles.

Aristóteles, filósofo grego (384-322 a.C)

 

Razões da eficácia das Metas

1 – Oferecem um alvo

Pessoas trabalham e sentem-se melhor quando seu mecanismo de sucesso está plenamente mobilizado. Maxwell Maltz, formula a hipótese de que cada pessoa tem um “mecanismo de sucesso”.

Para ser ativado, esse mecanismo só precisa de um alvo.

Ao elaborar metas esse mecanismo fica o tempo todo buscando formas de ajudá-la a alcançar os objetivos e resolver os problemas.

2 – Ajuda na concentração e aproveitamento do tempo

As metas ajudam as pessoas que não tem foco único durante o dia de trabalho ou quando se concentram em qualquer tarefa que apareça.

3 – Estabelecer prioridade

Entre o ponto que você está e aquele que deseja chegar, existem muitas estradas.

As metas , as missões, as visões e os sonhos que temos, oferecem um referencial natural que dá clareza as prioridades, fazendo suas escolhas se apoiarem na visão de longo prazo que é mais importante.

4 – Fornecem o mapa do caminho

Quando estamos comprometidos com as metas, mesmo as mais impossíveis na nossa visão, é necessário montar uma estratégia para alcançá-las, estabelecendo pontos de checagem ou metas intermediárias.

As metas intermediárias ajudam a medir o progresso e caso esteja perdendo o rumo ela pode alertá-lo.

Assim podemos mudar a estratégia e os planos para alcançar o sucesso.

5 – Metas dão aspiração, motivação e persistência

O compromisso com suas metas cria forte sentido de propósito e é isso que o leva a prosseguir.

Você pode lutar por algo que valha a pena e pode fracassar diversas vezes antes de atingir o alvo.

Onde encontramos motivação para persistir? No nosso propósito individual!

Cada indivíduo vive de acordo com seus propósitos. O modo como vivemos em qualquer momento é determinado pelo alvo em direção ao qual nos movemos.

Se nossas metas forem claras e boas é quase certo que estejamos vivendo bem, mas se nossos alvos forem inferiores ou confusos, as chances são que nossa vida também tenha essas qualidades.

Precisamos portanto de prioridades. Precisamos saber que estamos trabalhando nos melhores alvos e mais importantes.

Alvos são a nossa motivação para o futuro. Mas alvos sem planejamento são como navios que tem destino, mas não tem leme.

Pontos importantes!

eficacia-das-metas-04

Antes de fixar metas com o seu grupo, é necessário distinguir as diferenças entre missão, meta, objetivo e tarefa.

  • Missão – Razão da existência de uma organização e sua importância, o tipo de trabalho que faz, para quem e de que forma e a direção para a qual está indo.
  • Meta – Realização específica e mensurável que ajuda a empresa a cumprir sua missão.
  • Objetivo – Ação ou atividade que ajuda a alcançar metas de longo prazo.
  • Tarefa – Ação essencial para alcançar um objetivo e realizar uma meta.

Qualquer que seja o objetivo proposto, em qualquer área da vida, será mais facilmente alcançado se forem estipuladas metas a curtíssimo, curto, médio e longo prazo.

O poder das metas

eficácia-das-metas-05

Quando se fala em meta de curto prazo, logo vem à memória o fato verídico, contado pelo autor de O Pequeno Príncipe, em seu livro Terra dos Homens.

Antoine de saint-Exupéry conta que nas décadas de 20 -30, nos primórdios da aviação comercial, ele ingressou no correio Aéreo Francês, junto com o amigo chamado Guillormée.

Desprovidos de qualquer tecnologia, sem ajuda dos mapas, roteiros ou qualquer aparelho que os ajudasse a estabelecer uma rota, munidos apenas de uma pequena bússola, os pilotos decolavam em seus minúsculos aparelhos de um só lugar para transportar a correspondência aos lugares mais distantes. A norteação se fazia pelos acidentes geográficos no solo.

Ao alçar vôo, o piloto tinha de voar em baixa altura para sobrevoar o curso do pequeno riacho onde ele fazia uma curva à esquerda.

Nesse ponto, o piloto deveria seguir em frente até avistar a capela pintada de branco, ao pé da colina; ao passar por ela, seria preciso girar quarenta e cinco graus à direita e começar a procurar o pinheiro solitário.

Logo adiante ele avistaria o pequeno povoado, ponto onde deveria iniciar o procedimento de subida, devido à proximidade dos Alpes Franceses.

Em verdade, naquela época pilotar era uma aventura perigosa e os que se arriscavam a fazê-lo eram tachados de loucos e irresponsáveis.

Guillormée pilotava sobre a cordilheira quando seu pequeno monomotor sofreu uma pane, caindo sobre a montanha de neves eternas.

Embora não tivesse se ferido gravemente, suas pernas apresentavam profundos cortes e sérios ferimentos. Com muito esforço ele abandonou a cabine do avião destroçado.

Ao constatar a extensão dos ferimentos e conhecedor da região, após análise , entendeu que seu fim estava próximo. Por um instante sentiu-se tomado pelo pânico, pela dor de saber que chegava ao fim os seus dias.

Pensou na família que não tornaria a ver, nos amigos, nas tantas coisas que ainda pretendia realizar e na impotência de não ter a quem pedir socorro.

Meu consolo, pensava ele, é saber que eles não ficariam desamparados; meu seguro de vida tem cobertura suficiente para proporcionar-lhes subsistência por muito tempo. Menos mal!

Nesse instante ele teve um sobressalto; sua apólice rezava que o seguro só seria pago mediante a apresentação do atestado de óbito. Ora, naquele lugar inacessível, seu corpo jamais seria encontrado; ele seria dado por desaparecido. Não haveria pois, atestado de óbito.

eficacia-das-metas-06

Sua família passaria anos de privações até que fosse oficialmente considerado morto. Apavorado pensou:” A primeira tempestade de neve que cair soterrará meu corpo; nunca me acharão. Preciso caminhar até um lugar onde meu corpo possa ser encontrado”.

A distância era longa, consciente da distância que teria de percorrer e sabedor de que não poderia permanecer naquele local, apesar de seu estado lastimável, Guillormée estabeleceu a meta de dar um passo.

Jogou um passo à frente e disse: ” Só um passo”! Com extrema dificuldade empurrou a outra perna e repetiu : ” Só mais um passo!” e de novo : “Só mais um passo!” assim caminhou o dia todo e foi encontrado por pessoas de um povoado.

Dias depois, já no hospital, abriu os olhos e a primeira imagem que viu foi a sua esposa, a seu lado.

A determinação desse homem valente e sua meta de curtíssimo prazo (só mais um passo) lhe proporcionou força e ânimo PARA VENCER A DURA PROVA PELA QUAL PASSAVA.

Saiba pra onde você quer ir e determine qual o seu próximo passo!

Sucesso na sua jornada!

Boas Vendas!

AUTOAVALIAÇÃO DE METAS

Coloque seu email abaixo e receba GRATUITAMENTE um PDF para você avaliar seu potencial para elaborar e executar suas METAS!