COMO ELIMINAR O MEDO DE FRACASSAR E A ANSIEDADE NO TRABALHO

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Como eliminar o medo de fracassar e a ansiedade no trabalho

Como eliminar o medo de fracassar no trabalho é uma preocupação cada vez mais presente no pensamento dos vendedores, gerentes, supervisoras e até para os donos das lojas, seja de pequeno, médio ou grande porte.

“Sucesso é uma questão de não desistir. Fracasso ou medo é uma questão de desistir cedo demais.”

Walter Burke

Em nossa vida profissional temos medo do fracasso, medo de um não de um cliente, medo de não bater metas, medo de ser demitido, enfim, medo que pode nos paralisar no trabalho.

Na verdade o medo é muito mais destrutivo do que o fracasso. E em todas as áreas da vida, esse medo pode derrotá-lo antes que você comece.

Você pode ter idéias criativas, encontrar soluções, mas até que elimine o temor do fracasso, seu projeto jamais entrará no campo das realizações.

O que é que nos faz ter medo do fracasso?

É a preocupação no que os outros irão pensar?  O que é que eles vão dizer?

Pensamos na maioria das vezes que se fracassarmos seria a pior coisa que poderia nos acontecer.

As pessoas mais bem sucedidas são as que aprenderam com seus erros e transformaram os fracassos em oportunidade.

O fracasso lhe dá a oportunidade de aprender uma maneira melhor de agir na ocasião seguinte.

Para eliminar o medo de fracassar e a ansiedade no trabalho devemos ter muito esforço, dedicação e acima de tudo acreditar no seu potencial.

Podemos eliminar o medo do fracasso dando outra definição ao seu significado.

Fracasso não significa que você jamais alcançará a sua meta, não significa que você tem falta de capacidade, significa que você deve fazer algo de diferente.

A ansiedade pode acabar com a sua venda

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Você muitas vezes, por excesso de ansiedade ou medo de não realizar a meta no final do dia, acaba matando a sua venda.

A vontade de ganhar aquela comissão faz com que você não olhe o cliente como mais um relacionamento. Você acaba olhando o cliente como um cifrão.

“Ele precisa comprar. E se ele não gostar? Eu tenho que fazer ele comprar, eu tenho uma prestação para pagar…”

Nesse momento você não está preocupado com a necessidade do cliente, você está preocupado com a sua necessidade.

Você está focado em você, no bolso dele e não na mente e no coração.

Eu já havia falado que vendas não é somente técnica. É necessário haver envolvimento emocional. Precisamos aprender que clientes precisam ser encantados.

Tome cuidado, pois a ansiedade é o medo de não vender, é o medo do futuro, medo do que  possa acontecer.

Uma das melhores maneiras de eliminar a ansiedade e o medo de vender é conhecer o produto, conhecer a história da sua empresa e conhecer o perfil do cliente que procura pelo seu produto.

Quanto mais informação você tiver do cliente,do produto e do negócio, mais seguro você ficará.

Quando você tem segurança no que faz, do produto ou serviço que vende, do que sabe, você reduz sua ansiedade e se torna uma pessoa mais segura.

Lembre-se que tudo que temos, compramos ou ganhamos está relacionado com “vendas”.

Se nós ganhamos um presente, alguém vendeu, alguém fabricou e alguém comprou a matéria prima.

Eu sempre digo, ” gosto de ser atendida por vendedor que faça questão de olhar nos meus olhos, que me faça perguntas inteligentes, perguntas certas e que tire de mim o máximo de informações, que me diga o que é bom para mim”.

O bom vendedor, sem medo e sem ansiedade é aquele que está disposto e disponível para servir. Deve pensar que está contribuindo para a felicidade e a realização do sonho de alguém.

O foco no cliente

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Eu ensino nas minhas palestras, que um grande vendedor não deve entrar na área de vendas pensando em valores. Ele precisa focar no que o cliente precisa, no que o cliente gosta, no que ele procura. Ele tem que fazer com que o cliente conheça o produto e goste tanto que queira comprá-lo.

Com essa atitude e pensamento o cliente sente que você não está interessado em somente fazer mais uma venda, mas está interessado em apresentar o produto e ajudá-lo no que ele necessita. Buscar uma solução para a necessidade dele.

Quantas vezes no momento do atendimento você percebe que o cliente não gostou do produto e você tem a sensação que perdeu tempo?

Isso acontece porque você apenas mostrou o produto, você não apresentou as características e benefícios. Você com medo da loja ficar cheia e perder tempo dispensa o cliente dizendo:

“Infelizmente eu não tenho o que você procura, qualquer coisa é só me procurar, meu nome é…”. E você fica ansioso para se livrar dele.

Mas se você fizer todas as etapas da venda e somado a isso, que pra mim é o mais importante, atender com o coração e encantar seu cliente, ele pode dar lucro para a sua empresa para o resto da vida e você terá um cliente a menos para sentir medo.

Afinal, esse cliente não abrirá mão de ser atendido por você sempre que for na sua loja.

Entrei em uma loja de chinelos bem famosa e havia na porta duas vendedoras conversando.

Enquanto as duas discutiam quem iria me atender, eu me dirigi a uma vendedora que estava mais atrás olhando para a porta e logicamente quando eu entrei ela estava olhando pra mim e sorriu. Pedi  que ela me atendesse como se já a conhecesse.

Eu já fui falando que queria um presente de amigo oculto e ela logo fez a pergunta certa.

“Homem, mulher, criança? Tem preferência de modelo?”

Eu logo respondi, e ela me direcionou para a parede feminina e lindamente me mostrou os dois modelos que ela achava ideal para presentar uma amiga importante.

Simples não foi? Sim, mas sabe o que ela tinha? Foco no cliente, vontade de servir e segurança. Ela conhecia o produto.

Por isso , para vencer os desafios de hoje e a crise que estamos enfrentando no varejo não basta somente ter bons preços, ter competência, honestidade ou qualidade do produto.

É preciso fazer relacionamentos, fazer as perguntas certas, estar focado e principalmente, é preciso gostar do que faz.

O vendedor deve se capacitar e manter-se atualizado

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Os vendedores de sucesso fazem a diferença no atendimento, não pelo seu tempo de empresa, pela sua meta atingida, ou pelo seu relacionamento com a líder. Um vendedor de sucesso precisa ser determinado e focado. Precisa investir em cursos, treinamentos e se capacitar cada vez mais.

Não existe mais desculpas para o vendedor entrar no mercado de trabalho e não saber o básico do atendimento. É só querer. É ter determinação e fazer.

Precisa ser mas pró-ativo e não ficar esperando que as coisas aconteçam. Hoje mais do que nunca é necessário buscar a nossa capacitação.

Faço treinamentos de capacitação de  líderes, e a maior reclamação está voltada para a falta de interesse de seus vendedores em querer aprender e se esforçar mais nas vendas.

Temos que superar também nossas mensagens internas, aquela voz “crítica” que nos influência negativamente em tudo o que fazemos.

Nós podemos tornar positivas as influências negativas.

Mude sua postura, depois sua atitude, pois em certos momentos uma única mudança de atitude já é o suficiente.

Supere seus medos e sua ansiedade!

Quanto mais você conhece as pessoas, maiores são suas chances de ser bem sucedida.

Boas vendas!

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