Dicas de Vendas: Descubra os Segredos de Como Vender Mais e Melhor

Tempo de leitura: 9 minutos

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Quais os segredos para vender mais e melhor?

O mundo das vendas é algo que nunca morre e conhecer dicas de vendas de como vender mais e melhor, é essencial para não ficarmos defasado em relação a outros profissionais.

Quem trabalha com vendas sempre consegue boas oportunidades no mercado de trabalho e está sempre antenado com o que há de novo.

Porém, manter um cargo de vendas pode ser ao mesmo tempo benéfico, devido às altas comissões e desafiador, conforme as metas de vendas.

Quais os segredos para o profissional vender mais e melhor?

  • Atender;
  • Entender;
  • Encantar;
  • Espírito de Liderança;
  • Força de Vontade;
  • Paixão Pelo que Faz;
  • Aprimoramento;
  • Estar Atualizado;
  • Espírito Empreendedor.

Fique ligado nas dicas e arrase nas vendas!

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Os 3 Círculos da Boa Venda

Quem trabalha com vendas é possível que já tenha ouvido falar dos 3 círculos da venda.

Caso não, vou te explicar agora!

São eles:

  • Atender
  • Entender
  • Encantar

Para fazer uma venda cativante e com qualidade, você deve respeitar esse ciclo.

Vou detalhar para que você entenda melhor.

Atender

Atender é o primeiro contato que você tem com o seu cliente.

Seja pessoalmente ou por telefone, essa fase da venda é muito importante.

Lembre sempre daquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

Bem, aqui é a hora de você deixar sua primeira impressão. E ela tem que ser impecável!

  • Apresente-se cordialmente, com Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite.
  • Diga seu nome e pergunte o nome do cliente.
  • Lembre-se de sorrir naturalmente. Um sorriso forçado pode ser tão ruim quanto a falta de um sorriso.
  • Se o cliente disser que está “apenas olhando” (no caso de lojas do comércio), respeite. Diga para o cliente: “Que bom que você escolheu a nossa Loja”.
  • Esteja sempre de frente para o cliente. Nunca lhe dê as costas.
  • Seja paciente. Existem clientes que demoram mais e outros menos para se decidir.

Atendendo bem, com um sorriso no rosto, ou seja, com bom humor, você deixa o cliente mais acessível para iniciar uma conversação.

Entender

Uma parte importante é entender qual é a necessidade do seu cliente.

De nada adianta oferecermos os produtos mais caros. Você fará isso depois. Por hora, foque seu atendimento em dar o que o cliente veio buscar.

  • Faça perguntas abertas, do tipo “qual, como, quando e onde”. Isso vai te ajudar a obter mais detalhes acerca da necessidade daquele cliente.
  • Mostre o que o cliente veio buscar. Nunca se negue a fazer uma venda. Um cliente que veio buscar um sabonete pode sair com dois ou três perfumes. Um cliente que só quer um chip pré-pago pode sair com um plano pós. Tudo depende da forma como você trabalha a venda.
  • Coloque-se no lugar do cliente. Se você fosse ele, o que gostaria que fosse mostrado? O que gostaria de saber a respeito dos produtos ou serviços?
  • Faça uma análise do perfil do cliente. Ele é um cliente que dispõe de maior poder aquisitivo? Ele está reclamando dos preços? Ele está procurando mais benefícios? Tudo isso pode ser usado a seu favor na hora de ajudá-lo a escolher o que quer.
  • Nem todo cliente te procura sabendo o que quer. Cabe a você fazer uma venda consultiva e determinar qual é o melhor produto ou serviço para ele.

Encantar

A última etapa da venda é onde você vai causar o maior impacto no cliente.

É hora de encantar!

Deixar o melhor para o final, para que ele seja surpreendido.

Use isso para dar um extra na sua venda.

Guarde essa arma para quebrar as objeções e estreitar a relação com o cliente.

  • Apresente seus melhores produtos ou serviços, de acordo com o interesse do cliente.
  • Mostre os benefícios desse outro produto ou serviço, as vantagens em relação ao outro que ele veio procurar.
  • Fale com entusiasmo, como se você mesmo estivesse impressionado pela qualidade e pelos benefícios do seu produto ou serviço.
  • Essa é a hora de falar de brindes, descontos, programas de pontos e coisas do tipo.
  • Essa pode ser a parte onde você prende a atenção do cliente e faz a diferença entre vender ou não.

Se você conseguir encantar seu cliente, você não só vai garantir a venda como também garante que ele volte.

Um cliente encantado também espalha a novidade da aquisição para amigos e parentes, aumentando a sua popularidade.

Eles podem indicar a amigos e parentes que te procurem, pois já sabem que você presta um excelente atendimento.

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Os Segredos Para Garantir A Venda

Vou falar agora sobre os segredos que vão te ajudar a garantir a venda e extrair o máximo do seu cliente.

Preste atenção nessas dicas, pois elas são extremamente valiosas.

Espírito de Liderança

Em uma venda, você é quem comanda. Tome a frente do cliente e conduza a situação. Porém, cuidado para não invadir o espaço do cliente.

Você deve utilizar do seu discernimento para avaliar se aquele cliente precisa que você decida por ele ou não.

Como eu falei anteriormente, alguns clientes não sabem o que procuram. Cabe a você mostrar a melhor opção para suprir as necessidades deles.

Assim, tenha espírito de liderança, sabendo identificar a necessidade e ofertar a melhor opção, conduzindo a venda e decidindo quando o cliente não conseguir fazer a decisão.

Força de Vontade

Algumas vezes, pode ser um tanto difícil lidar com pessoas. Os clientes são diferentes uns dos outros e, ao passo que uns podem ser agradáveis, outros podem ser muito exigentes.

Tenha força de vontade principalmente com os clientes difíceis. Saiba que, se você não fizer a diferença naquele atendimento, o cliente vai simplesmente procurar um concorrente que melhor o atenda.

Preste atenção ao comportamento do cliente e sempre esteja disponível. Na hora de argumentar (insistir) em uma venda, use o bom senso e não seja chato.

Explique o porquê de aquele produto ou serviço ser o melhor para ele e tente não parecer que está apenas querendo vender a qualquer custo.

Os clientes gostam de se sentir atendidos por suas necessidades e não por alguém que quer “empurrar” coisas para ele.

Permaneça focado e não desista antes do terceiro “não”.

E mesmo assim, caso você se sinta seguro para continuar argumentando, continue. Tudo depende da sua relação com o cliente.

Alguns clientes acabam fechando uma venda depois de dizer “não” por cinco ou mais vezes.

Paixão Pelo Que Faz

Você não vai conseguir vender bem se não gostar de lidar com pessoas, ou se não gostar de arranjar soluções para os outros.

Esteja certo de que você é apaixonado pelo universo das vendas. Entregue-se de corpo e alma.

A venda é uma busca diária e, se você não estiver motivado a dar o seu melhor, o cliente vai perceber e não vai querer comprar com você.

Desperte dentro de si uma grande paixão e tente nutri-la ao longo do tempo. Você pode procurar vídeos e textos de motivação na internet se isso te ajudar a se manter focado.

E lembre-se sempre que quanto mais você vender, mais dinheiro irá ganhar.

Você não vai conseguir vender bem se não gostar de lidar com pessoas, ou se não gostar de arranjar soluções para os outros.

Esteja certo de que você é apaixonado pelo universo das vendas. Entregue-se de corpo e alma.

A venda é uma busca diária e, se você não estiver motivado a dar o seu melhor, o cliente vai perceber e não vai querer comprar com você.

Desperte dentro de si uma grande paixão e tente nutri-la ao longo do tempo. Você pode procurar vídeos e textos de motivação na internet se isso te ajudar a se manter focado.

E lembre-se sempre que quanto mais você vender, mais dinheiro vai ganhar.

Aprimoramento

Outro segredo para vender mais é se aprimorar constantemente. Sempre há algo novo para aprender.

Você pode procurar novos argumentos para produtos ou serviços que já conhece, ou conhecer novos produtos e serviços no portfólio de sua empresa.

De uma forma ou de outra, sempre procure se desenvolver cada vez mais. Isso é um grande diferencial, pois poucos são os profissionais que estão em constante aprendizado.

Assim, você se destaca nas vendas tanto aos olhos do seu líder quanto para o cliente, que vai sempre querer comprar com você.

Estar Atualizado

Isso vai de encontro ao tópico anterior. Estar atualizado significa que você faz a lição de casa.

Dedique parte do seu tempo livre a se atualizar com as tendências de mercado, conhecer a concorrência para que você possa montar bons argumentos, conhecer os lançamentos do setor e as novidades do seu ramo de atuação.

Os profissionais atualizados e mais antenados com o que está acontecendo fora de seu local de trabalho são os que mais têm sucesso.

Espírito Empreendedor

Se você tem um negócio próprio, foque em ser cada vez melhor. Se você trabalha para alguma empresa, trabalhe como se o negócio realmente fosse seu.

Dessa forma, você dará sempre o melhor de si, independente do que aconteça.

Quem trabalha imaginando que a empresa é sua consegue vender mais, elabora melhores planos, soluções e contribui para o crescimento profissional da organização como um todo, consequentemente aumentando o próprio salário.

O espírito empreendedor é importante pois separa os bons profissionais dos profissionais “mais ou menos”.

Seja bom. Não seja “mais ou menos”.

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Conclusão

Seguindo todas essas dicas, você será capaz de alavancar as suas vendas e o seu potencial.

Sua liderança irá perceber a mudança e pode ter certeza, ficará bem contente.

Se você é dono do próprio negócio, aproveite para mostrar aos seus clientes o quanto você se importa com eles.

Um cliente satisfeito sempre retorna.

Tenha muita atenção ao que seu cliente fala. Use isso para gerar mais argumentos a seu favor e para identificar o produto ou serviço que seja perfeito para aquele cliente.

O mais importante de tudo é estar focado, motivado e de bem com você mesmo. Se você chegar em seu local de trabalho já pensando em ir embora, nada flui.

Porém, se você aproveitar cada oportunidade para dar o melhor de si e se superar a cada atendimento, vai ganhar admiração e, com certeza, muito dinheiro!

Boas Vendas!