O QUE FAZER PARA VENDER BEM EM 2017 E SE DIFERENCIAR DA CONCORRÊNCIA

Tempo de leitura: 11 minutos

vender-bem-viver-de-varejo

Quais os segredos para vender bem em 2017?

Você sabia que em 2017 as lojas irão vender mais relacionamentos do que produto?

E que você poderá ficar fora do mercado se não apresentar vendedores bem treinados?

Lendo este artigo você irá descobrir os segredos para vender bem e obter a eficácia básica e necessária para cumprir suas metas em 2017.

Um exemplo da culpa pela perda dos ovos de ouro.

Veja se já não “viveu” esta história!

“A pressão exercida sobre os gerentes de vendas, líderes, para que apresentem resultados de curto prazo é frequente. As consequências disso é um gerente causando boa impressão e aumentando o ritmo da produção, sem intervalos para manutenção.

Ele põe as máquinas para funcionar dia e noite. A produção é fenomenal, os custos são baixos e os lucros estratosféricos. Em pouco tempo ele é promovido”.

“O sucessor desse gerente, no entanto, tem de investir pesado para compensar a falta de manutenção da gestão anterior”.

“Os custos disparam; o lucro despenca. “O novo gerente, é claro, leva a culpa pela perda dos ovos de ouro, mas o antigo gerente é o verdadeiro vilão. Diz Stephen Covey.

Covey explica que se você mantém o princípio do equilíbrio constantemente em mente, ele serve como um “farol” guiando-o em direção à eficácia.

Sempre lembro que a cada mudança de loja que eu fazia era mais um desafio. Sentia muita falta da equipe que eu já havia formado, o estoque que eu já havia estruturado e sem falar nos clientes que já me conheciam e me chamavam pelo nome.

vender-bem-viver-de-varejo 09

As minhas vitórias conquistadas naquela loja eram ” vitórias pessoais que eram também vitórias sociais”, pois eu conseguia criar uma mudança significativa na vidas das pessoas que trabalhavam comigo.

Você pode conquistar mais liberdade, mais confiança em seu trabalho, por meio de vitórias pessoais que significa ser mais responsável, prestativo e colaborativo.

Assumimos o controle do nosso destino quando escolhemos “sim ou não”.

Hoje em dia as pessoas são mais instigadas a assumir controle, estabelecer objetivos, priorizar, buscar benefícios mútuos e aprender a ouvir.

Vamos  falar sobre o comportamento do consumidor em 2017.

Assim ficará mais fácil colocar em prática as mudanças necessárias para continuar a disputa por esse varejo que sofre com a crise.

Tenho certeza que você, no final deste artigo, irá colocar em prática e terá em mãos uma ferramenta poderosa que você possui, só não utiliza corretamente.

Para muitos varejistas esse ano de 2016 foi muito difícil e precisamos ficar preparados para esse ano de 2017. Nossa estratégia precisa ser avaliada e colocada em prática respeitando seus resultados.

Mesmo assim, com toda dificuldade, não podemos ignorar as inovações e as demandas dos clientes.

Nós que trabalhamos no varejo sabemos que sempre há muitas novidades e o crescimento de lojas vendendo o mesmo produto com preço competitivo cresce a cada ano.

Como reter o consumidor no ponto de venda?

 

vender-bem-viver-de-varejo-06

Algumas lojas estão oferecendo a alternativa de comprar um café enquanto escolhe o livro que vai comprar ou a roupa. Em Berlim isso já é comum.

Nosso consumidor é muito seletivo e utiliza a internet para a escolha dos seus produtos. Antes de chegarem nas lojas eles já sabem o que irão levar.

A Nike possui pontos de vendas online dentro das lojas. Se você não encontrar o que procura na loja, você poderá comprar pelo site.

O mundo físico e digital já não pode ser separado. As pessoas transitam sobre eles com naturalidade.

O que isso  que escrevi tem a ver com o nosso vendedor e você líder?

Precisamos ter no ponto de vendas vendedores treinados para criar relacionamento com o cliente e com expertise para falar sobre o produto que o cliente está procurando.

Falo em um treinamento muito pesado em produto e seus benefícios, suas garantias e suas funcionalidades. Pois essa geração tecnológica já tem suas escolhas definidas. O que eles querem é ser atendido por vendedores que conhecem bem seus produtos.

Na Apple, por exemplo, os vendedores são treinados para atender e não vender. Eles recebem treinamento para conhecer o produto e explicar seus benefícios, garantias e tirar as dúvidas.

Esse vendedor precisa gostar de gente. Precisa ser remunerado não por vender mais , mas por reter e trazer novos clientes.

A maioria das lojas estão oferecendo atendimento especial como café, água, wifi, mas isso ainda é muito pouco.

Essa geração que ama tecnologia sempre busca inovações e curte redes sociais. Precisamos utilizar muito bem essa plataforma para que nossos clientes possam falar bem da nossa marca.

Em muitos casos os próprio clientes viram funcionários da empresa por gostar e admirar o produto.

Precisamos rever os processos, estratégias e verificar como está o clima organizacional da empresa.

Está gostando do artigo?

Aproveite e baixe gratuitamente uma autoavaliação para saber se está preparado para elaborar e executar suas metas!

AUTOAVALIAÇÃO DE METAS

Coloque seu email abaixo e receba GRATUITAMENTE um PDF para você avaliar seu potencial para elaborar e executar suas METAS!

6 Hábitos para iniciarmos as mudanças

venderbem-viver-de-varejo-08

  • Seja proativo.
  • Comece com o objetivo em mente.
  • Primeiro o mais importante.
  • Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.
  • Crie sinergia.
  • Afine o instrumento.

As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas estão bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance.

As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça sol ou faça chuva , não interessa, elas avançam graças a seus valores. E, se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende do tempo estar assim ou assado.

“Ninguém pode persuadir outra pessoa a se modificar. Cada um de nós toma conta da porta da mudança que só pode ser aberta pelo lado de dentro.”

Marilyn Ferguson

Muita gente espera que algo aconteça ou que alguém tome conta delas. Mas as pessoas que acabam conseguindo os melhores empregos são os proativos que representam soluções para os problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer tudo que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.

Orientar as pessoas no sentido da responsabilidade não diminui ninguém. Ajuda na afirmação, na verdade.

Algumas lideranças erram achando que vendedor que bate meta é o melhor que temos na loja e que devemos mantê-lo.

Não importa se esse vendedor trabalha fora das normas específicas da empresa ou se ele faz vendas que são problemas futuros para o Líder, como por exemplo, trocar o tamanho da etiqueta da roupa.

E não interessa também se esse vendedor 1º lugar do ranking não trata seus clientes com atenção, apenas vende em grande volume, pois estende o horário e atende mais rápido, pecando na atenção e na fidelização. Sem falar que em alguns casos esse vendedor tem regalias que outros não têm.

Devemos capacitar nossos vendedores, mas antes disso será necessário que em 2017 as lideranças façam a diferença na área de vendas e estoque.

A motivação é essencial na sua equipe

vender-bem-viver-de-varejo-10

Não permita que seu vendedor trabalhe desmotivado sem saber o motivo. Você, líder, tem que estar preparado para orientá-lo e acima de tudo, você terá que ser exemplo para eles.

Neste artigo, falo de motivação no trabalho.

Os resultados só serão melhores, se as pessoas se tornarem melhores.

Líderes tratam seus liderados com igualdade e sem regalias individuais.

Liderança é um posicionamento, acima de tudo uma escolha, toda escolha tem suas conseqüências.

Avalie a si mesmo, faça um exercício de auto conhecimento, identifique suas limitações e consulte a sua disposição na condição de líder de fazer tudo o que você gostaria que o outro fizesse.

Existem duas características essências que credenciam uma equipe ao sucesso: a sua condição técnica e as condições comportamentais e ambas estão mutuamente ligadas.

Tecnicamente o individuo pode ser qualificado através do treino, repetição, graduação ou especialização.

A motivação técnica é sempre de foro individual, todo e qualquer profissional pensa em se qualificar visando uma melhor condição de seus interesses.

Porém alcançar essa condição sempre dependerá de seu comportamento.

Disponibilidade, humildade, carisma e espírito de equipe são características adquiridas ao longo do tempo.

O líder por sua vez estará sendo observado constantemente e principalmente por seus liderados.

É você líder que deverá preparar a sua equipe para esse novo ano de desafios.

Em 2017 mais inovações aparecerão e você não pode ficar fora disso.

É preciso acompanhar.
Inteligência emocional

vender-bem-viver-de-varejo-01

Para que tenham um desempenho eficiente como equipe, os funcionários precisam interagir com os outros colegas. Certo que existe pessoas que tem habilidade de criar empatia, permanecer motivadas, perseverar, controlar os impulsos, e comunicar-se com clareza.

O que está por traz dessas habilidades é a inteligencia emocional. Capacidade de perceber, avaliar e administrar as próprias emoções.

Como conseguir treinar a equipe para que os resultados sejam melhores em 2017?

Tenha controle do seu estoque.

Uma líder deve saber qual produto sua loja necessita.

Reúna a equipe bem rapidinho e divida essa tarefa com eles.

Todos devem participar.Saiba quais os produtos que não podem faltar na sua loja,

Faça uma lista:

  •  Produtos que você e sua equipe acham que não deveria comprar.
  •  Produtos que é necessário diminuir a quantidade.
  •  Produto que não pode faltar e sua quantidade.
  •  Produtos que são procurados na loja e não são encontrados.
  •  Produto que está parado no estoque.

Enquanto vocês anotam cada produto, coloque o motivo que levou vocês a qualificarem ele.

Assim vocês poderão argumentar com o setor de compras.

A falta de um produto ou o excesso de produto errado na loja, prejudica muito as vendas e desmotiva o vendedor.

Fazendo essa listagem você já estará treinando sua equipe a identificar produtos e seus benefícios.

Irei falar sobre organização de estoque em outro artigo pois esse tema é muito importante, inclusive para quem trabalha com franquia.

Setor de qualificação de novos produtos 

Você deve fazer um setor no estoque separado para colocar as características, benefícios, materiais e preço dos produtos novos que vão chegando.

E todos os vendedores deverão decorar e utilizar na área de vendas com o cliente.

Você deverá perguntar para o seu vendedor para confirmar se ele realmente aprendeu.

Não é uma tarefa fácil. Mas ela é necessária para o desenvolvimento da sua equipe e para que eles possam se tornar profissionais.

Reuniões mensais 

vender-bem-viver-de-varejo-03

Reuniões mensais são extremamente importantes para que você possa alinhar assuntos importantes e avaliar as mudanças.

Não esqueça que essas reuniões devem ser sempre motivacionais, nunca com intuito de chamar atenção de funcionários em grupo.

Avaliação de desempenho 

Essa avaliação deve ser feita quinzenal e individualmente.

Pode ser feita antes do vendedor entrar na área de vendas e o feedback será sempre para ajudá-lo a melhorar o desempenho.

Não esqueça dos elogios!

O vendedor precisa, além do domínio técnico do produto, conhecer sobre tendência.

Quantas vezes nos deparamos com falta de argumentos durante as vendas?

Quantas vezes o cliente identificou o produto, primeiro que você ao entrar na loja?

Dinâmica de grupo para aplicar na equipe

ADIVINHE QUAL É!

CADA GRUPO ESCOLHE TRÊS PRODUTOS, SEM QUE O OUTRO GRUPO VEJA E TEM SETE MINUTOS PARA LISTAR AS CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DE CADA PRODUTO ESCOLHIDO.

O GRUPO APRESENTA APENAS AS CARACTERÍSTICAS  E BENEFÍCIOS QUE FORAM LISTADOS E O GRUPO CONCORRENTE DEVE ADIVINHAR QUAL PRODUTO ESTÁ SENDO DEMONSTRADO.

GANHA O GRUPO QUE ADIVINHAR O MAIOR NÚMERO DE PRODUTOS.

APROVEITEM E FAÇAM UM ÓTIMO CAFÉ DA MANHÃ.

Tenho certeza que com muita dedicação sua equipe iniciará 2017 com diferenciais e assim terão sucesso!!!

Compartilhe com outros líderes, curta a minha página no facebook e meu canal no Youtube!

Sucesso!!!!

Boas Vendas!!

AUTOAVALIAÇÃO DE METAS

Coloque seu email abaixo e receba GRATUITAMENTE um PDF para você avaliar seu potencial para elaborar e executar suas METAS!